Notícias, Você Sabia?

Laser odontológico: conheça as aplicações e vantagens

O uso de laser como prática complementar nos consultórios tem crescido. A tecnologia avançada permite que tratamentos menos invasivos e dolorosos sejam realizados por meio do uso de feixes de luz concentrada. A ferramenta permite benefícios como alívio da dor, redução de inflamação e aceleração da cicatrização.

Porém, o uso de laser precisa ser avaliado por um cirurgião-dentista, que realiza a indicação. A tecnologia permite tratamentos mais eficazes em diversos casos; veja os exemplos:

-Doenças periodontais: ao combater infecções e acelerar a recuperação.

-Para relaxar a musculatura e reduzir a sensibilidade em problemas na articulação temporomandibular.

-O laser odontológico também ajuda muitos pacientes após a extração de dentes.

-A ferramenta é uma grande aliada no tratamento da mucosite, comum em pessoas que passam por quimioterapia.

-Na ortodontia e nos implantes, o uso tem reduzido até o tempo total do tratamento.

Além de todos esses exemplos, há outros benefícios, que são comprovados por evidências científicas, que destacam o uso de laser como algo inovador e relevante nos consultórios odontológicos.

 

TIPOS DE LASERS ODONTOLÓGICOS

Os lasers odontológicos possuem duas categorias principais, baseadas na potência.

-Baixa potência: os lasers de baixa potência, conhecidos como terapêuticos, atuam especialmente em uma camada mais superficial dos tecidos, sendo indicados para lesões na mucosa oral, como no caso do laser vermelho, e também para tratamentos mais profundos, no caso do infravermelho.

-Alta potência: os de alta potência realizam corte, vaporização, coagulação e esterilização de tecidos, sendo utilizados em procedimentos cirúrgicos. Um exemplo é a frenectomia, cirurgia na linguinha de bebês.