Dicas de Saúde, Notícias, Você Sabia?

Setembro Amarelo: como a boca interfere na saúde mental

Setembro Amarelo é uma campanha de valorização da vida apoiada pela Uniodonto Goiânia, uma das maiores operadoras de planos odontológicos de Goiás. E o cuidado com a boca ganha destaque neste mês, pois pode interferir diretamente na saúde mental. Isso ocorre porque doenças periodontais e perdas dentárias, por exemplo, podem influenciar em casos de depressão e outras doenças.

A relação entre doenças bucais e a saúde mental é considerada uma via de mão dupla. Depressão, casos de ansiedade e outras questões emocionais influenciam hábitos de higiene bucal e as doenças já existentes na boca podem contribuir para o adoecimento mental ao afetar a autoestima.

SAÚDE BUCAL E MENTAL

Entenda como a boca interfere na saúde mental:

-A falta de dentes e alterações dentárias que impactem na estética podem contribuir para exclusão social e gerar dificuldades nos relacionamentos interpessoais.

-Para a autoestima, a saúde bucal é essencial, pois interfere na apresentação pessoal e no bem-estar geral.

-Casos de bullying, brincadeiras desagradáveis no dia a dia, têm peso importante para a saúde mental e podem ocorrer com pessoas que vivenciam problemas bucais. Desde o hálito até perdas dentárias, o cuidado com a boca interfere na saúde mental e no bem-estar geral do corpo, por isso a visita regular ao dentista é fundamental. Conte com um plano Uniodonto Goiânia para manter o sorriso em dia!