Dicas de Saúde, Você Sabia?

Saúde bucal no inverno: como evitar sensibilidade dentária e outros problemas

Com o tempo seco, característico do inverno, problemas dentários como sensibilidade, aftas, boca seca e lábios rachados são queixas comuns. Para amenizar os desconfortos e ter mais qualidade de vida, a hidratação ganha ainda mais importância para a saúde bucal. Além disso, nesta época do ano, cuidados diários com a higiene bucal, uso de protetores labiais e a consulta com o cirurgião-dentista se tornam fundamentais.

 

PRINCIPAIS DESAFIOS

Entre os principais desafios para a saúde bucal no inverno, estão:

-Sensibilidade dentária: o clima intensifica o problema, especialmente quando há desgaste do esmalte ou retração gengival. Para aliviar, é indicado o uso de cremes dentais específicos para sensibilidade dentária, escovas macias e redução do consumo de alimentos ácidos.

-Sensação de boca seca: o ar seco ajuda a reduzir a produção de saliva, o que também prejudica o hálito e aumenta o risco de cáries e doenças gengivais. Ampliar a hidratação e manter boa higiene bucal são medidas necessárias.

-Lábios ressecados: com a pele mais fina, essa região do corpo fica vulnerável ao ressecamento e, por isso, exige hidratação constante e proteção solar.

-Aftas: com ressecamento da mucosa bucal e maior circulação de vírus, o inverno favorece o surgimento de aftas. Por isso, é indicado manter uma dieta equilibrada, reforçar a higiene bucal e evitar levar as mãos à boca.

 

CUIDADOS ESSENCIAIS

Durante o inverno, conte com a Uniodonto Goiânia para cuidar do seu sorriso e aumente os cuidados essenciais com a saúde bucal:

-Aumente a ingestão de água para evitar os danos causados pelo clima seco.

-Mantenha uma rotina de higiene bucal com escovação e uso do fio dental.

-Marque sua consulta com o cirurgião-dentista para avaliar problemas como sensibilidade dentária, gengivite, cáries e aftas.

-Use umidificadores de ar para aliviar o impacto do ar seco na saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *