O Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, é mais uma oportunidade para refletir sobre como está a sua saúde bucal, pois ela desempenha um papel crucial na saúde geral e no bem-estar, o que inclui reflexos no seu emocional. O cuidado com a boca impacta positivamente e pode ajudar a prevenir doenças sistêmicas graves.
Saúde bucal e doenças sistêmicas
Doenças bucais, como a periodontite, podem influenciar diretamente condições sistêmicas como diabetes e doenças cardiovasculares. A periodontite é uma inflamação crônica das gengivas que pode levar à destruição dos tecidos de suporte dos dentes. Essa condição não apenas compromete a mastigação e a estética, mas também está associada à piora do controle glicêmico em pacientes diabéticos e ao aumento do risco de eventos cardiovasculares.
Esse risco existe por diversos fatores, entre eles porque bactérias da boca podem entrar na corrente sanguínea e causar infecções em outros órgãos. A resposta inflamatória gerada pela periodontite também pode agravar condições como diabetes e aterosclerose.
Impacto na saúde mental
Problemas bucais como cáries e perda dentária podem afetar a autoestima e as relações sociais, por isso, o cuidado com a saúde bucal também interfere na saúde mental. Pessoas com falta de dentes relatam ansiedade, baixa autoestima, o que reforça a importância do cuidado com a boca e os dentes para ter qualidade de vida e bem-estar.
Uniodonto Goiânia: sua parceira na saúde bucal
Na Uniodonto Goiânia, entendemos que cuidar da saúde bucal é investir na qualidade de vida. Por isso, oferecemos planos odontológicos completos para garantir que você tenha acesso aos melhores tratamentos preventivos e curativos. Clique aqui e conheça!
Ao investir em cuidados preventivos, você não só protege seus dentes e a sua boca como também reduz o risco de complicações sistêmicas graves. Aproveite o mês da saúde para priorizar o seu bem-estar — afinal, um sorriso saudável é o primeiro passo para um corpo saudável.